segunda-feira, 25 de abril de 2011

Exploração de Animais com a ajuda de "protetores"


EXPLORAÇÃO ANIMAL COM A AJUDA DE QUEM DEVERIA DEFENDÊ-LOS


Uma das modas dos últimos tempos é a exploração da imagem dos animais como forma de trazer lucro ao bolso de pessoas, que na maioria das vezes, não se importam nem um pouco com a vida destes.
Este mercado cruel e explorador da vida se esconde atrás do discurso “bem estarista”, mas na verdade tratam animais como propriedade ou mercadoria, pouco se importando com o seu bem estar. Este  mercado não faz nada além de explorar a imagem animal, da forma mais lucrativa para seus exploradores, emaranhando ainda mais os não-humanos no paradigma da propriedade.
A grande maioria dos produtores de produtos animais trabalham como proeminentes defensores da causa animal, estão ficando a cada dia melhores na tarefa de explorar os não-humanos de modo economicamente eficaz, Mas isso não tem absolutamente nada a ver com o reconhecimento de que os animais possuem valor inerente, ou que possuem interesses que devem ser respeitados mesmo quando isto não for economicamente vantajoso para os humanos.
Não há nada mais vergonhoso e deprimente do que ver inseridos neste mercado pseudo protetores de animais, que de forma totalmente contrária aos preceitos da Proteção Animal, ajudam a promover um mercado explorador de animais, que faz questão de mostrar ao público os elogios recebidos dos “defensores da causa”. Na minha opinião, estes pseudo protetores além de ser banidos deveriam ser exemplarmente desmascarados.
Se a indústria da exploração animal fez umas poucas melhoras em alguns aspectos do tratamento animal, essas melhoras foram, na maior parte das vezes, limitadas à medidas que tornaram a exploração animal mais lucrativa. Embora este mercado se esconda atrás da imagem da proteção animal, a incentivação de propriedade dos não-humanos e a preocupação em se maximizar o valor da propriedade animal,  militam fortemente contra melhoras significativas no tratamento dos animais, e asseguram que o bem-estar faça pouco mais do que tornar a exploração animal mais eficaz em termos econômicos
Perante a lei, são considerados "objetos de direito", assim como os bens materiais, como qualquer objeto. Na verdade, isto traduz a condição de seres que, privados de raciocínio, tal como o dos seres humanos, nunca foram capazes de lutar pelos próprios direitos.
O homem explora de todas as formas a beleza, a peculiaridade e os aspectos curiosos dos animais.
Quando se fala em exploração e crueldade animal a primeira coisa que vem à nossa mente é a exploração relacionada à alimentação. Contudo, alimentação não é a única forma de exploração animal. Milhões de animais são mutilados e abatidos anualmente para a produção de roupas e acessórios de vestuário.
A defesa dos direitos dos animais constitui um movimento que luta contra qualquer uso de animais não-humanos que os transforme em propriedades de seres humanos, ou seja, meios para fins humanos.
São pilares da proteção animal:

  • ·         Castração
  • ·         Identificação
  • ·         Doação
  • ·         Defesa dos direitos-
  • ·         Conscientização da População-
  • ·         Abolição da Exploração Animal – Alimentação, entretenimento, rituais religiosos, tráfico, tração, caça, aluguel, comercio, uso de peles, vivissecção e exploração da imagem.




ALIMENTAÇÃO - se você mata ou colabora na morte dos seres pagando a outros para que matem por você, implicitamente está apoiando uma forma de violência.
ENTRETENIMENTO -  o homem explora a beleza, a peculiaridade e os aspectos curiosos dos animais, confinando-os para seu entretenimento. Os belos espécimes e as feras são aprisionadas em jaulas e em ambientes exíguos para o deleite das pessoas. Circos, rodeios, zoológicos, touradas, rinhas, farras do boi etc, são exemplos vergonhosos da exploração de animais para “diversão” do homem  
RITUAIS RELIGIOSOS - nenhuma religião pode ser utilizada como desculpa para atos retrógrados e cruéis. Não pode servir de escudo para o crime.
TRÁFICO - o resultado da ação do homem no mundo animal está pondo em risco a vida no planeta com a redução da biodiversidade. São centenas de espécies já extintas e outras ameaçadas de extinção - não somente pelo consumo da carne de animais silvestres, mas pelo hábito de querer tê-los como animais de estimação. Por isso, no Brasil, araras, papagaios, borboletas, jabutis, macacos, passarinhos, aranhas, escorpiões, cobras e tantas outras espécies da fauna silvestre brasileira vêm sendo vítimas de um comércio ilegal que movimenta cerca de 2 bilhões de dólares por ano - aqui e lá fora. O tráfico de animais é a terceira atividade ilícita mais lucrativa, depois do tráfico de drogas e armas. (SOS FAUNA)
TRAÇÃO- muitas vezes, após longos anos de serviços prestados, os cavalos são abandonados à própria sorte, num meio urbano cheio de "armadilhas". Vítimas de maus-tratos e abandono, esses animais contam apenas com a solidariedade humana para poupá-los de trabalhos forçados e do sacrifício.
CAÇA - no Rio Grande do Sul, a caça amadorística está liberada e tem o aval do Ibama, pois é considerada "controle biológico de algumas espécies". Nesse estado, permite-se caçar paca, cotia, queixada, lebre, perdiz e outras aves. A alegação é de que esses animais se reproduzem rapidamente e prejudicam plantações. Uma aparente coincidência é o fato de empresas de armamentos estarem instaladas no Rio Grande do Sul. No Paraná, os clubes e fazendas de caça fazem divulgação discreta, na certa para evitar conflito com protecionistas.
Além dessa caça autorizada, ocorre pelo Brasil afora a matança descontrolada principalmente de onça-pintada, jacaré, cervo, tatu, capivara e de diversas espécies de aves. Não se trata aqui de subsistência da população local. Na maioria das vezes, os animais são abatidos por fazendeiros ou por caçadores que abastecem o comércio de peles e plumas, e ainda por aqueles que o fazem pelo prazer de matar.(ARCA BRASIL)
ALUGUEL DE CÃES - O aluguel de cães é uma prática cruel, que na maioria das vezes traz para o animal um sofrimento continuo. A maioria dos cães alugados:
- Não tem local adequado para dormir “em serviço”;
- Fica muitas vezes sem comida e água;
- Está à mercê de envenenamento, tiro e qualquer outro tipo de violência por quem for invadir a propriedade;
- É posto junto a outros animais desconhecidos e treinados para serem violentos, já com desequilíbrio mental devido ao tratamento recebido e a vida que levam, levando a brigas que levam a morte ou mutilações;
- É descartado (abandonado) quando adoece ou envelhece;
- Não tem atividades de entretenimento para desenvolver uma boa saúde mental;
- Não tem a chance de se apegar a alguém, por não ter contato e/ou receber atenção.




COMERCIO DE ANIMAIS - não financie o comércio de vidas. Animais não são produtos. Vida não se vende ou compra, se salva!
O comércio sem controle de cães e gatos e as chamadas criações de fundo de quintal acentuam enormemente o abandono de animais nas cidades.
Se você quer um animal, adote
USO DE PELES – uma das maiores crueldades na Exploração Animal é a indústria de peles, depois de passarem a vida em condições deploráveis, os animais são eletrocutados, asfixiados, envenenados, gazeados, afogados ou estrangulados. Nem todos os animais morrem imediatamente - alguns chegam a ser esfolados ainda com vida!
VIVISSECÇÃO- para ensino e para pesquisa
Ensino - No Brasil, as faculdades de medicina, medicina veterinária, biologia, psicologia, odontologia, ciências farmacêuticas, enfermagem, dentre outras, possuem aulas práticas onde são utilizados animais vivos - a chamada vivissecção - ou seja: animais são encaminhados vivos para a sala de aula, onde são contidos e anestesiados (nem sempre adequadamente) para em seguida, com a presença do professor e alunos, serem utilizados em diversos experimentos de aprendizagem. Após a prática são sacrificados.
Pesquisa  - Animais são presos, amordaçados, de modo a não poder se debater e escapar da dor, têm de sofrer quietos, sem anestesia ou analgésicos. Invariavelmente evacuam e urinam de pavor ou dor. Muitos, desesperados, sempre apresentando olhar de pânico, partem a própria coluna devido à contratura muscular e espasmos violentos produzidos pelos medicamentos ou produtos.
Tudo isso diante do olhar frio e calculista de algum técnico que anota os "resultados" na sua prancheta.

EXPLORAÇÃO DA IMAGEM- hoje esse mercado que explora, escraviza, mercantiliza e "mecaniza" animais acontece por aqui impune, infelizmente ainda livre da interferência de quem zela pelos direitos animais.
Animais não-humanos não podem falar, não podem se organizar e rebelar contra quem os têm como propriedade, como escravos. Sua defesa só pode vir de fora - no caso, de nós defensores de seus direitos.
Groomer – são tosadores que fizeram do ato de banho e tosa, um mercado lucrativo que vai desde tosra os pelos dos animais das formas mais ridículas até colorir os pobres de diversas cores. É comum hoje no Brasil eventos que promovem campeonatos e Grooming, em alguns casos vence quem finalizar o trabalho no menos tempo.
Desfiles e exposições -  esta poderia se enquadrar numa forma de exploração animal por entretenimento, porém trata-se de uma forma “mascarada” de proporcionar sofrimentos aos animais, dando a impressão aos “proprietários” que comparecem ao evento de que os bichinhos estão felizes e satisfeitos por serem obrigados a se expor para centenas de pessoas, trajando roupas e acessórios que lhe causam desconforto, muitas vezes sendo manuseados, tocados e conduzidos por pessoas que nunca viram em sua vida, simplesmente para promover a venda de produtos, roupas e acessórios pets, ou mesmo, incentivar a compra de animais de determinadas raças.
Mercado de acessórios PET - consiste em proporcionar ao animal TUDO o que ele não precisa. Coleiras de pérolas, linha de shampoos e cosméticos (testados em animais) que proporciona o bem estar ao seu bichinho à partir da crueldade cometida com outros, caminhas que custam de algumas centenas a alguns milhares  de reais, roupas e sapatos para cães e gatos, unhas postiças, casacos de peles para cães, etc.
Animais atores e modelos - Os animais não atuam voluntariamente, eles são obrigados por seus proprietários, que recebem uma boa quantia em dinheiro com essa “atuação”,  a fazerem em frente as câmeras atos, que em muitas vezes aprenderam a fazer depois de serem muito espancados.
Se você realmente ama seu animal, proporcione a ele o que realmente necessita: cuidado medico veterinário, carinho, respeito e proteção.
Se você tem dinheiro sobrando, não alimente a industria que vive da exploração de animais. Ajuda mensalmente com ração, medicamentos ou dinheiro um abrigo de animais abandonados. Tenha certeza de que seu dinheiro será muito melhor empregado, e este ato lhe trará uma satisfação pessoal muito maior.
Não ame apenas o SEU animal, ame TODOS.

Lilian Rockenbach

"O homem implora a misericórdia de Deus mas não tem piedade dos animais, para os quais ele é um deus. Os animais que sacrificais já vos deram o doce tributo de seu leite, a maciez de sua lã e depositaram confiança nas mãos criminosas que os degolam. Ninguém purifica seu espírito com sangue. Na inocente cabeça do animal não é possível colocar o peso de um fio de cabelo das maldades e erros pelos quais cada um terá de responder."
GAUTAMA BUDA



Texto Original publicado em 25 de Abril de 2010 
Fontes de pesquisa:

Nenhum comentário:

Postar um comentário